Todo programador que está começando a estudar linguagens de programação tem dúvidas a respeito da melhor linguagem para começar a usar. Neste artigo, nós vamos falar sobre as 5 razões para você começar a programar com Python e, finalmente, tirar esta dúvida da sua cabeça.

Seja você profissional iniciante ou experiente, as informações contidas aqui são interessantes e importantes, principalmente se você tem planos de buscar estabilidade financeira no ramo de programação.

Python, uma linguagem em crescimento no Brasil

Apesar do nosso país não possuir uma linha de pesquisa que nos permita descobrir mais informações a respeito do número de pessoas que trabalham com programação, os dados internacionais nos permitem fazer uma pequena análise.

E o que podemos observar é que o mercado está caminhando a pleno vapor e cheio de oportunidades para o profissional que resolve programar com Python. A razão disso são as inúmeras empresas e instituições que também escolheram esta linguagem para desenvolver suas páginas na internet.

A demanda por profissionais desta área é grande e a razão são os grandes casos de sucesso dos quais temos conhecimento. Programar com Python é sinônimo de emprego com certeza.

5 razões para começar a programar com Python

Apesar de ser bastante utilizado, o Python não costuma estar entre as linguagens de programação mais populares. No entanto, existem muitos motivos que podem fazer você mudar de ideia. Selecionamos 5 razões para isso.

  1. Python é fácil de aprender

Além de ser mais fácil, programar com Python também é mais divertido. E para quem está começando pode ser uma boa já que não precisará se deparar com outros tipos de programação mais tediosas que existem por aí.

Mas, um detalhe. Dizer que Python é fácil de aprender não significa dizer que ela é inferior às demais. O que acontece é que é utilizada uma linguagem mais econômica, com menos códigos e, por conseqüência, menos propensão a erros.

  1. Mais chance de conseguir um trabalho na área de programação

O Python é uma linguagem de programação que está em crescimento. Um dos motivos é que ele está por trás de vários sites reconhecidos e firmados no mercado. Isso aumenta as chances de um desenvolvedor encontrar trabalho.

Mesmo que o profissional escolha uma linguagem de programação pela satisfação de trabalhar com ela, não podemos negar que o valor financeiro também conta. Por esta razão, programar com Python é uma ótima opção.

  1. Python é multiplataforma

Qualquer plataforma acolhe bem o Python. Não importa se é Linux, Windows ou outra qualquer. Mainframes e até celulares rodam bem essa linguagem. Essa versatilidade também influencia na oferta de trabalho para o programador.

  1. Muito utilizado no mercado

O Python é uma linguagem de programação que está por trás de muitos sites, reconhecidamente como casos de sucesso. Os sites que utilizam a linguagem do Python são Google, Yahoo, Microsoft, Dropbox, Mozilla e outros.

Se estas grandes empresas escolheram programar com Python é por causa de todas as suas boas características que incluem ainda robustez, rápido desenvolvimento, segurança e menos burocracia do que os outros tipos.

  1. É uma linguagem segura

Do contrário, não seria responsável pelo desenvolvimento de tantas empresas renomadas como mencionamos acima. Programar com Python é altamente seguro e isso sem deixar de ser uma linguagem fácil e divertida e sem ser burocrática.

Escolher programar com Python é uma atitude correta se você estiver em busca de resultados rápidos, seguros e simples. Esta linguagem, além de todas estas qualidades, também é muito fácil de lidar. Para finalizar, podemos destacar o nível alto de empregabilidade, que também é um objetivo buscado por todo programador com pouca ou muita experiência neste ramo de trabalho.