Se você está começando a estudar e trabalhar com programação de computadores já deve ter ouvido falar das inúmeras certificações para programadores que existem no mercado.

Além de ofertar conhecimento, as certificações são importantes porque demonstram que o profissional está em busca de aprimoramento, de conquistar novos cargos e que está caminhando de acordo com o crescimento da área.

Mas, como escolher as melhores diante de tantas opções?

Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre a importância destas certificações para o sucesso profissional de um programador e quais são as que mais se destacam e que não podem ficar de fora do seu currículo.

Por que é importante buscar certificações?

Muitos profissionais da área de tecnologia da informação defendem que não há necessidade de investir tempo e dinheiro em certificações. Que todo o conhecimento necessário deve ser conseguido com prática e habilidades pessoais.

Algumas destas habilidades são foco, determinação, vontade de aprender, curiosidade para desvendar e solucionar problemas, poder de concentração, paciência e persistência, só para citar algumas características.

No entanto, as certificações para programadores ainda são consideradas pré-requisitos e até um diferencial no currículo destes profissionais. Muitas empresas ainda se baseiam nisso para contratar ou não um especialista.

Diante disso, é importante que o programador, além de possuir algumas habilidades natas, procure estudar e aprender cada vez mais. Principalmente porque a área de tecnologia da informação é uma área em pleno desenvolvimento.

Melhores certificações para programadores

programacao

Apesar das certificações não serem as principais formas de determinar a competência de um profissional, é importante correr atrás delas e buscar se qualificar, pois a grande maioria das empresas ainda se baseia no conhecimento certificado.

  • CISSP – Certified Information Systems Security Professional é uma das certificações mais importantes na área de segurança de informação. A partir desta certificação você pode trabalhar com softwares, aplicativos e outros mecanismos de tecnologia.

Como o foco deste curso é a segurança, você pode atuar no combate aos diversos crimes que ocorrem na internet como violação de dados, ataques cibernéticos, além de atuar na conscientização das pessoas quanto a segurança de dados na rede.

  • Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL – linguagem voltada para conhecimento avançado em banco de dados. Antes de obter esta certificação, é preciso ser certificado em Oracle PL/SQL Developer Certified Associate, que é um nível mais básico.

Esta certificação é ideal para você que deseja migrar para uma colocação melhor no mercado de trabalho dentro da área de tecnologia da informação, já que é mais profissional.

  • VMware VCP – Cloud – esta certificação para programadores é recente e surgiu devido à grande demanda por conhecimento em armazenamento de dados na nuvem, prática bastante comum hoje em dia com a explosão da internet.

Com certeza, ter no currículo uma certificação desta categoria pode ser um diferencial para você, enquanto profissional, se destacar dos demais e mostrar que está atento às novas tendências tecnológicas.

  • MCSD – Microsoft Certified Solutions Developer – esta certificação é daquelas que não pode faltar na sua lista. Com esta habilidade, você desenvolver aplicações em ambiente Windows.

O curso divide-se em três fases: programação em HTML5, JavaScript e CCS3, desenvolvimento de aplicações web e serviços web. Tem validade de dois anos.

  • PMP – Project Management Professional – é voltada para desenvolvimento de gerência de projetos. Não é uma certificação da área de tecnologia da informação, mas é importante para quem deseja galgar novos espaços, novas posições profissionais.

As certificações para programadores são importantes para o profissional se manter atualizado com todas as tendências do mercado de tecnologia da informação. Com estes conhecimentos aliados à prática constante das atividades e ainda às habilidades pessoais, o profissional consegue desenvolver um conjunto de boas competências. Estas competências são o que as empresas buscam em seus profissionais.